Gestão de Projetos
É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
Para estudar e compreender alguns aspectos é necessário saber algumas definições:
- Core business – Central de negócios.
- Operação – Como realizar algo.
- Tarefa – Algo a ser realizado.
- Atividade – Resumida em rotina.
- Processo – Entrada -> Processo -> Saída
- Projeto – Aplicar metodologia para desenvolver. (Definição de limites).
- Programa – Código, nunca acaba.
- Portfólio – Economia de recurso (conjunto de projetos, definição de prioridades).
- Sistemas de Informação – Gerenciamento.
- Ciclo de Vida – Início, meio e fim.
- Cadeira Produtiva – Conjunto de etapas consecutivas.
- Agregação de Valores – Agregar é não vender o produto básico, e sim o industrializado, desenvolvido com metodologia e processo.
- Cadeia de Valor – Representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores, ciclos de produção, de venda e até a fase de distribuição.
- Existem dois métodos que nós dão uma grande visão de gerenciamento, o ciclo PDCA e o DMAIC.
O ciclo PDCA
O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.
O PDCA foi idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem.
Os passos são os seguintes:
- Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.
- Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
- Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.
- Act (ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Figura: Modelo PDCA
O ciclo DMAIC
Segundo Aguiar (2006, p. 207) o DMAIC "é uma metodologia de solução de problemas utilizada pela maioria das companhias americanas que empregam o programa seis sigma com o objetivo de realizar melhorias em produtos, serviços e processos".
Portanto o DMAIC (define (definir), measure (medir), analise (analisar), improve (implementar), control (controlar)), é um método de resolução de problemas utilizado em vários seguimentos onde se pretende realizar melhorias ou no desenvolvimento de um projeto. É uma ferramenta que se compõe de várias fases, métodos e planilhas de apoio interligadas em sistemas de análises, como por exemplo, 6M ou gráfico de Ishikawa, SIPOC, PMAP, matriz de priorização, entre outros, serão utilizados no processo de busca de solução de problemas ou melhoria contínua.Para Aguiar (2006) o DMAIC pode ser definido da seguinte maneira:
- "D" Definir: definição do projeto, do assunto ao qual se deseja tratar. Nesta fase a equipe de trabalho é definida e realizadas as primeiras reuniões para formalizar o projeto;
- "M" Medir: determina-se as métricas que estão ligadas ao projeto ou problema a ser estudado, coleta de dados;
- "A" Analisar: faz-se aqui os estudos dos dados coletados, mapeamentos necessários, avaliações das condições atuais;
- "I" Implementar: propor melhorias com base nos dados e estudos realizados nas fases anteriores;
- "C" Controlar: verificar e certificar que as melhorias implementadas estejam sendo seguidas e que efetivamente fazendo parte do novo processo.
A figura abaixo apresenta um exemplo de ciclo DMAIC, demonstrando as diferentes fases que a ferramenta possui:
Figura: Modelo DMAIC
No geral do que pude entender da aula e matéria, é que é essencial diferenciar o que é projeto e processo. Como aplicar alguns conceitos na prática de forma para que se possa obter o sucesso.
É preciso estudar os 42 processos do gerenciamento?
Sim. Se quiser usufruir de muitos recursos de modo a ter exatidão e sucesso a resposta é sim. Essencial compreender também que um chefe entrega um projeto, mas um líder leva o projeto até o final, entrega, mas de modo mais seguro e integro.
Os ciclos PDCA e DEMAIC estão presentes por serem alicerces para gerência da parte de negócios.
É preciso muita dedicação e estudo.
“Estudar um dia sim e outro também”