segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aula dia 17 de Outubro de 2011

            Foi passado pelo professor para estudo o questionário abaixo e postar aqui no blog conforme cronograma de atividades da disciplina.

1- Faça revisão conceitual de entradas, ferramentas e saídas para os processos do grupo de processos do PMBOK.
             Revisão realizada com sucesso!

2- Conceitue Project Governance (Governança de Projetos).
Projeto de governança é a estrutura de gerenciamento de projetos nos quais as decisões são tomadas. Projeto de governança é um elemento fundamental de qualquer projeto, pois enquanto a prestação de contas e responsabilidades associadas com os negócios de uma organização como atividades habituais são estabelecidas em seus arranjos de governança organizacional, raramente faz um quadro equivalente existe para governar o desenvolvimento dos seus investimentos de capital (projetos). Por exemplo, o organograma fornece uma boa indicação de que na organização é responsável por qualquer atividade em particular operacional da organização realiza. Mas a menos que uma organização tem desenvolvido especificamente uma política de governança do projeto, nenhum gráfico é susceptível de existir para a atividade de desenvolvimento do projeto.
Portanto, o papel da governança do projeto é proporcionar uma tomada de decisão-quadro que é lógico, robusto e repetível para governar investimentos de uma organização de capital. Desta forma, uma organização terá uma abordagem estruturada para a realização de negócios como a suas atividades habituais e sua mudança de negócio, ou projeto, as atividades.

3- Conceitue auditoria de projetos.
           Muitas organizações têm dificuldades para entregar os projetos. Uma das principais razões é que os gerentes e os patrocinadores têm dificuldades para entender a verdadeira situação atual (status) dos projetos. Em muitos casos, um projeto funciona independentemente até que se torne óbvio que há problemas em relação, aos prazos, aos custos ou em relação à qualidade. Nesse ponto (quando é óbvio) geralmente o projeto já está muito atrasado para satisfazer as expectativas.

  • Um processo de auditoria personalizado para encontrar-se com suas necessidades.
  • Coaching e treinamento para as pessoas que estarão conduzindo as auditorias.
No caso das auditorias serem conduzidas pelos especialistas:

Questionários completos respondido pelo gerente e pelos membros da equipe do projeto que forem entrevistados.

  • Umas avaliações gerais de como suas práticas de gerenciamento do projeto estão sendo aplicadas.
  • Uma avaliação geral da saúde do projeto, incluindo as áreas que necessitam de melhoria.
Os serviços de auditoria de projetos especiais visam apresentar relatórios sobre:
  • Cumprimento de exigências legais ou normativas e das respectivas autoridades;
  • Adequação dos sistemas de contabilidade e de controle interno, bem como;
  • Economia, eficiência, de programas, projetos e atividades desenvolvidos, financiados por esses órgãos ou agências de fomento.
Os relatórios de auditoria, nesses trabalhos, usualmente são requeridos na forma longa e em formatos específicos de cada instituição.


4- Identifique os processos de auditorias de projetos.

Objetivo
         Preparar os participantes para a realização de auditorias em projetos, que assegurem ações eficazes para o cumprimento do escopo, custos e prazos contratados e os resultados das demais áreas de conhecimento avaliadas.

Público-alvo
            Gerentes de projetos, técnicos e profissionais ligados a projetos de qualquer natureza.

Programa
  • Conscientização para a Importância das Auditorias como Ferramenta de Gestão de Projetos;
  • Metodologia PMI / Os Processos de Gestão de Projetos: Iniciação, Planejamento, Execução - Controle e Encerramento;
  • A Norma ISO 10006 - Gestão da Qualidade: Diretrizes para Qualidade em Gestão de Projetos e o Requisito 7.3 da Norma NBR ISO 9001:2000;
  • O "Project Charter" como Referência;
  • A Auditoria como Atividade do WBS (EAP) - Incluindo as Auditorias no Plano de Projeto;
  • Documentação do Projeto;
  •  Definição e Tipos de Auditoria;
  • Objetivos e Abrangências das Auditorias;
  • As Auditorias por Área de Conhecimento;
  •  Gerenciamento da Auditoria - Etapas do Processo de Auditoria;
  •  Elaboração e Uso de Check-List;
  • Princípios de Auditoria;
  •  Características e Habilidades do Auditor;
  • Aspectos Comportamentais Observados nas Auditorias;
  • Relatórios de Auditoria de Projeto e sua Comunicação às Partes Envolvidas (Stackholders);
  •  Simulação de uma Auditoria.
5- Que fatores tornam os projetos competitivos/deficiente.
  • Planejamento;
  • Ultrapassar a fronteira do possível e impossível;
  • Superar metas e desafios;
  • Cumprir normas e padrões;
  • Escopo de projeto bem definido.


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